terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

FUNCIONÁRIO PÚBLICO TRABALHA?


Hoje tive que me deslocar até a Receita Federal para resolver alguns problemas que somente eu (e mais ninguém) poderia resolver.
O resultado foi uma sucessão de descasos, falta de respeito e até mesmo de humanidade.
Peguei minha senha pela internet e trinta minutos antes do horário previsto para que eu fosse atendida(09:00h), lá estava eu aguardando resignadamente a minha vez.
Acreditem vocês, eu só fui chamada depois das 10:00h, mas ainda assim fiquei contente, porque pensei que finalmente iria resolver meu problema. Fui ao guichê de número 5 e deparei-me com uma figura um tanto quanto descalorosa, com uma camisa maior que seu manequim, largadão e acreditem se puderem, não esboçava reação nenhuma, era frio e distante e mal olhava para mim. O sentimento de humilhação que nós cidadãos somos obrigados a sentir nessas ocasiões é deveras traumatizante. Pois bem! ainda firme na missão de resolver meu problema, ignorei a figura mal humorada e prossegui, repassei os documentos pedidos por ele. Quando acreditei que finalizaria a 'visita', lá vem mais uma bomba, eu tinha que entregar a ele as xerox de identidade, CPF e de outros documentos e claro, ele o funcionário público não tinha como tirar lá e me mandou tirar na rua. Eu ingenuamente perguntei: "depois que tirar a xerox posso voltar sem enfrentar a fila não é mesmo? " Não! você precisa tirar uma outra senha - respondeu o "amável" funcionário. O resultado queridas amigas, é que não pude fazer nada a não ser resignar-me e obedecer, para que concluisse minha tarefa.
O tratamento que os órgãos públicos dão aos cidadãos é desrespeitoso e arrogante, eles nos tratam como se estivessem nos fazendo um favor em repassar informações sobre nossos compromissos fiscais. O trabalho deles é prestar um bom atendimento, ajudando no que for possível e não tornar impossível essas informações.
Enfim, depois de quase três horas de andanças, consegui resolver o problema, fui uma heroína, enfrentei sol e chuva e resolvi o bendito problema da minha empresa. E podem apostar que também nunca mais esquecerei a cara desprovida de emoção da figura que me atendeu, nunca mais. Amanhã terei que resolver outro problema mas, como já disse em meus textos nada ortodoxos, adoro resolver aquilo que parece impossível e quando vejo que consegui, vibro.
E aqui fica a imagem do funcionário público, imagem de cansado, mal-humorado e sempre de mal com a vida. Um viva aos felizes!

2 comentários:

Anônimo disse...

É incrível com a máquina burocrática não evolui. Por mais que haja uma concorrência enorme em concursos públicos, uma sede de estabilidade...etc..etc. Quando se chega lá, a acomodação se apodera do "sangue novo". Será uma espécie de vírus?!?!?
Adorei teu texto...Rs

RUBENS disse...

Pode apostar amiga, você não pode generalizar a imagem de todos os funcionários públicos, por um fato isolado, mas ao contrário,pode denunciá-lo na ouvidoria da Secretária ou Orgão onde foi "aten-
dida, ou seja, desta forma irá coibi-lo de fazer o mesmo ato com outras pessoas e ao mesmo tempo, preservar a imagem da nossa classe,
pois trabalho de funcionário e considero meu trabalho exemplar.