sexta-feira, 24 de abril de 2009

DICAS PARA COMPRAS DO SUPERMERCADO


Cinco dicas para fazer compras com efetividade


Há quem goste de ir ao mercado. Não é o meu caso. O combo “fila-ar condicionado glacial-gente se empurrando para pegar o melhor tomate” tem pontuação 8 na escala de 1-10 das coisas-que-irritam-a-carla-profundamente. Como tudo que é necessário e a gente não gosta, é importante fazer bem (e rápido). Você não quer voltar ao mercado porque esqueceu de pegar papel higiênico.


Cinco dicas para fazer compras com efetividade:


1. Faça um inventário da sua despensa e da sua geladeira. Você realmente precisa de dois tipos de margarina? Depois de abertos, vários produtos tem a validade diminuída consideravelmente. Além das questões ambientais (evitar o desperdício é/deveria ser palavra de ordem para todo mundo nos últimos tempos), você acaba gastando mais para ter cinco tipos de margarina. Faça um inventário da sua geladeira e da sua despensa e procure um jeito de usar o que está na validade. O que não está na validade, infelizmente, só tem um destino: lixo.


2. Mantenha seus inventários atualizados. Uma lista (que você pode fazer no word e reimprimir sempre que necessário) com tudo o que deveria estar na geladeira e nos armários, grudada na porta, não ocupa tanto espaço nem é tão difícil assim de fazer, e vai te ajudar um monte na hora de fazer a sua lista de compras, se você marcar nela as coisas que vão acabando. Eu faço isso para as compras de mercearia, para as compras de geladeira e para as compras de material de limpeza e higiene. Isso também ajuda na hora de guardar as compras ou de procurar onde você guardou aquele pacote de semolina.


3. Faça a sua lista de compras e atenha-se a ela. Listas de compras são a melhor arma para quem quer (1) gastar apenas o necessário no supermercado; (2) comprar apenas o que realmente usa; (3) ter a despensa sempre abastecida com o que é fundamental. Sabe aquela lista que está grudada nas portas dos seus armários? Pois é. Agora é hora de pegar a lista, ver o que falta e escrever na sua listinha de compras. Quer mais rápido que isso?


4. Mas e quando eu quiser fazer aquele almoço em casa? Eventos merecem uma nova lista. Repito: compre o que é necessário quando o evento for marcado (e o cardápio for elaborado). É lógico que você deve ter alguma coisa “na manga” para receber visitas surpresa - isso deve estar na lista das coisas “fundamentais” na sua despensa (eu tenho castanhas, azeitonas, um bom vinho, refrigerante e bolo de caixinha).


5. Leve duas sacolas de feira para o mercado. Aquela história de voltar para casa com um monte de sacolinhas plásticas está por fora: além do impacto ambiental das sacolinhas, é bem mais fácil você ter uma sacola só onde carrega todas as suas compras. Eu uso duas sacolas: uma para alimentos e outras para produtos de higiene/limpeza. Elas cabem direitinho atrás dos bancos do meu carro e vão e voltam comigo do mercado. Eu uso as sacolas no lugar do carrinho também, para evitar pegar mais coisa do que eu aguento carregar (uma boa dica para quem vai ao mercado a pé, mas primeiro verifique se o seu supermercado permite isso).

DO SITE EFETIVIDADE.NET


Ponto de vista:

Só teria a retificar uma coisa: ao contrário da Carla, adoro ir ao supermercado, acho muito gostoso fazer compras para casa. Aquele tumulto de gente na fila do caixa, também gosto. Ouvir as pessoas reclamando dos preços dos alimentos é divertido. A troca de informações num supermercado pode ser muito agradável, se você não estiver pré-disposta ao mal-humor.
Mas, isso vai de cada um. Eu prefiro me divertir com aquilo que é uma obrigação. E tenho procurado transformar obrigações como essas em prazer e, acreditem, eu tenho conseguido.

Nenhum comentário: