quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PESSOAS EDUCADAS

Espera-se que a pessoa educada tenha uma boa disposição e uma boa natureza como pessoa. Que seja gentil e amável. Jamais fala mal dos outros e sempre demonstra consideração pelos demais. É indulgente, considerada, prestativa, humana, gentil não só com as pessoas mas também com os animais, clemente, afetuosa. Faz de tudo para não magoar os sentimentos alheios. E claro que tem um bom comportamento e boas maneiras.
Espera-se que a pessoa educada tenha uma boa escolaridade, uma boa formação profissional, tenha concluído seus estudos e seja bem treinado no ofício que lhe compete. Que seja aberta para manifestações culturais diferentes da sua. Se espera que a pessoa bem educada seja prestativa e ativa no auxílio a ações beneficentes ou aos grandes problemas públicos. Mas na realidade, as boas maneiras não dependem de escolaridade. Uma pessoa sem estudo pode ser educada e vice-versa.
As boas maneiras estão ligadas ao que realmente somos, às nossas virtudes. Não se deve confundir riqueza com boas maneiras nem pobreza com rudeza. Várias culturas em diferentes épocas expressaram seus valores quanto ao bom comportamento social. O elitismo das cortes fez com que as boas maneiras se tornassem em muitas circunstâncias meio de "esnobação", de distinção dos demais. Isso não é boas maneiras, é elitismo. Mas não devemos por causa disso viver com grosseria como forma de questionar o elitismo. As boas maneiras tornam o convívio mais harmonioso a começar pelo convívio familiar.

Extraído do BLOG BOAS MANEIRAS



Nenhum comentário: